web 2.0

O perigo da Igreja Emergente


O que faz e o que é a igreja emergente? A igreja emergente pratica o evangelho inclusivista e é formada de uma coalisão frouxa de adeptos de uma filosofia pos-moderna que despreza a teologia. Seus adeptos pratcam o antinomianismo, questionam as Escrituras, os fundamentos da fé e alegam que, se a salvação é pela graça não há necessidade de doutrina. Seus lideres não aceitam a destruição e a renovação da terra como descrito nas escrituras. (Ap 19:21). Caracterizam-se por uma teologia liberal e liderança descentralizada, negligenciam pressupostos básicos do cristianismo e chegam a negar existência do inferno, dizendo que o inferno foi inventado pelos farizeus, como afirma um de seus lideres Brian McLaren.


Esse mesmo lider, Brian McLaren, tornou-se figura chave na esquerda evangelica procurando, de certa forma, levar muitos a uma ideologia anti-Israel. Astutamente em seu blog, McLaren procura enfatizar que Israel oprime constantemente os palestinos, presupondo que seus leitores estão completamente enganados quando pensam ao contrário.

McLaren afirma em seu blog:

"Eu tenho sido um ávido leitor sobre o assunto por um bom tempo, mas estando aqui agora, vejo como muitos dos meus pressupostos básicos eram distorcidos por causa de uma vida de meias-verdades, desequilibradas e deleais notícias, propagandas politicas bem articuladas, e muita desinformação." (http://frontpagemag.com/2010/01/27/the-anti-israel-revelation/)

Em sua postura pós-moderna, McLaren acredita que os habitantes da região (palestina) não sejam completamente responsáveis pelas atrocidades e horrores ali praticados. Segundo ele:

"as ideologias nocivas, as visões de mundo e as narrativas dos que governam e exercem poder na vida das pessoas, os levam a fazer coisas terríveis que nunca fariam em seu juízo perfeito”.

Ao tomar conhecimento dos planos dos palestinos em criar um governo onde, supostamente palestinos, judeus e crstãos possam viver como bons vizinhos, McLaren achou a proposta animadora, ainda que tal Estado seja governado por palestino e islamicos.

McLaren esquece de que no alcorão Ala ordena aos muçulmanos:
"Não aceitem os judeus e os cristãos por amigos ... Matem os idólatras [infiéis] onde quer que os encontrem.... Lutem contra aqueles que não creem em Ala nem no Último Dia" (05:51 ; 9:5,29,41).


Pr. Waldex Silva
De nosso livro: Reflexões teológicas da atualidade  
Todos os direitos reservados - Lei nº 9.610 de 19/02/1998
Reproduções dos textos 
somente com devida autorização do autor.

0 comentários: