web 2.0

Mentira, característica dos hipócritas

Colossenses 3:9-10 “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.” 

É incrível a facilidade que as pessoas encontram para mentir. As pessoas que utilizam desse artifício são viciadas em sempre faltar com a verdade. Tem grande dificuldade em expressar a verdade e geralmente pensam que os demais não vão acreditar neles justamente por serem conhecidos como mentirosos. 

Conforme vemos nas Escrituras a mentira é uma característica dos hipócritas. Tiago 3:14 diz:

“Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.” 

Geralmente as pessoas mentem para se dar bem e jamais admitem sequer para si próprias que mentem, como vemos no caso de Geazi, servo do profeta Eliseu. 

Geazi havia contemplado alguns milagres realizados por Elizeu e teve oportunidade de ser o seu sucessor. Mas lamentavelmente jogou fora uma vida abençoada e um futuro promissor na presença de Deus. E a bíblia nos mostra que Geazi ficou leproso por consequência de sua mentira.

Quantos que como Geazi estão agindo dessa forma sem se conscientizar que a mentira se torna obstáculo à oração (Is 59: 1-3), provoca a ruína da pessoa que mentem (Pv 26.28) e leva à perdição (Ap. 21.8; Ap.22.15).

A bíblia nos informa que os que mentem serão excluídos da presença de Deus. Salmos 101:7 diz:

“O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.

O profeta Isaías anunciou o castigo contra Efraim e Judá justamente pelo fato de que os mesmos utilizaram a mentira por refúgio.

Isaías 28:15 -  Porquanto dizeis: Fizemos concerto com a morte e com o inferno fizemos aliança; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque pusemos a mentira por nosso refúgio e debaixo da falsidade nos escondemos.

Mas acima de tudo, a mentira é uma prova de que aquele que mente não é convertido ao Senhor Cl 3.9-10:

Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou...

O verdadeiro e autentico servo de Deus bem sabe que ao contrario da mentira, a verdade, é um fruto do Espírito.

Ef 5.6-10 nos aconselha:

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles; pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade), provando o que é agradável ao Senhor...

De nosso livro: Obreiro aprovado: A excelência do ministério  


Todos os direitos reservados - Lei nº 9.610 de 19/02/1998 - Reproduções dos textos somente com devida autorização do autor.
Twitter: @prwaldex

0 comentários: