web 2.0

A importância da teologia nos dias de hoje


Jesus foi bem claro aos saduceus “Errais por não conhecerdes as Escrituras nem o poder de Deus”. Mt 22.29. Aos discípulos concedeu-lhes a missão de “ensinando-os a observar todas as coisas” que Ele havia mandado. Mt 28.20. Ora, para que alguém possa ensinar precisa, antes de tudo aprender. Daí o principal motivo em se estudar teologia.

Contudo, devemos considerar que qualquer estudo que procure expressar ou interpretar o que a bíblia diz sobre determinado assunto pode ser chamado de teologia. Dessa forma temos teologia em varias religiões não consideradas evangélicas, por isso, precisamos considerar o estudo teológico alinhado a um sistema ordenado, metódico e sistemático. Toda e qualquer tese ou teoria bíblica só terá verdadeira validade se tiver completo respaldo e sustentação nas Escrituras Sagradas. Qualquer tipo de ensinamento que não se enquadre nesses parâmetros ou, qualquer ensinamento ou interpretação bíblica que não se explique pela própria bíblia deve ser rejeitado. Hipóteses e teorias sem embasamentos bíblicos não servem como argumentação de que algo pode ser ou deixa de ser como exposto. A teologia deve ser estuda de forma sistemática e concisa.



Pe 3.14-16 - Pelo que, amados, como estais aguardando estas coisas, procurai diligentemente que por ele sejais achados imaculados e irrepreensível em paz; e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, mas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição.

Pr. Waldex Silva
De nosso livro: Reflexões teológicas da atualidade  
Todos os direitos reservados - Lei nº 9.610 de 19/02/1998
Reproduções dos textos 
somente com devida autorização do autor.

 =========================================================

TÍTULO HONORIFICO
O ITENV oferece titulo honorifico de “Doutor em Divindade” a pastores e obreiros que tem dedicado suas vidas a obra de Deus a pelo menos 5 anos, ou com Mestrado em Teologia.

Caso lhe interesse, veja maiores informações em:
http://itenv.blogspot.com.br/p/titulos-honorificos.html
=========================================================

0 comentários: