web 2.0

A Pitonisa de En-dor

Seria o relato da Pitonisa de en-dor em 1Sm 28 inspirado por Deus?

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Tm 3.16-17.

Quanto à inspiração das escrituras não há como negá-la. A bíblia realmente é inspirada de capa a capa. Os autores foram inspirados a escrevê-la. Todos relatos bíblicos nela contido são inspirados, mas fique bem claro, o relato bíblico escrito por seus autores.


As afirmações contidas nos relatos bíblicos são responsabilidade do agente  que pronunciou. Deus não tem parte alguma com isso. Assim como os erros de Jacó. Deus não tinha parte com esses erros, mas na sua infinita misericórdia, Ele agiu em cima desses erros para revelar o Seu poder.

Se formos tomar os erros de Jacó como inspiração de Deus, todos vão querer fazer o mesmo que ele. Mas os erros de Jacó servem como exemplo para que não façamos o que ele fez. Deus abomina o pecado, mas ama o pecador, e na sua infinita misericórdia quer que todos sejam salvos.

É um grande absurdo aceitarmos o fato de que Saul falou realmente com Samuel. Basta analisarmos a bíblia e encontraremos a proibição divina taxativa contra tal prática. Ex 22.18; Lv 20.6,27; 19.31; Dt 18.10-14.

Não é o fato de dizer que ali apareceu Satanás disfarçado, mas sim o fato de consultar os mortos conforme o texto de Is 8.19-20:". . . a favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos? Se Deus não respondeu quando Saul o buscou, responderia agora em atenção a uma feiticeira? 1 Sm 28.6. O fato de o escritor do livro de Samuel ser um homem de Deus escrevendo inspirado pelo Espírito Santo de Deus não quer dizer que tudo que esta escrito é inspirado.

Por exemplo quando Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer que o mataria: “Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles”. I Re 19.2.

Essa frase não é inspirada, pois é uma afirmação de Jezabel.


Pr. Waldex Silva
De nosso livro: Reflexões teológicas da atualidade  
Todos os direitos reservados - Lei nº 9.610 de 19/02/1998
Reproduções dos textos 
somente com devida autorização do autor.

0 comentários: