web 2.0

Dificuldades: oportunidade para aprender com Deus

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. – (Rm 8:28) 

Ao nos deparar com o texto acima, superficialmente, em primeira instancia pensamos que somente as coisas boas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, porém, não somente as coisas boas, mas ruins também cooperam. O teólogo e filósofo brasileiro Huberto Rohden, em sua obra "Porque Sofremos", faz uma analise da personalidade humana quando passa por dificuldades em sua vida.


Rohden afirma:
Quem enxerga o porquê da sua existência terrestre apenas nos gozos, já está em véspera de frustração. Quem confunde os objetivos da vida – fortuna, prazeres, divertimentos – com a razão-de-ser de sua existência – autoconhecimento e auto-realização – é um profano, um exotérico, e não pode encontrar conforto na hora do sofrimento

As dificuldades são inevitáveis em nossas vidas, mas de certa forma pode nos ajudar a crescer tanto intelectualmente como espiritualmente. Tiago 1:2-4 afirma: 


“Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.” 


Diante das dificuldades, precisamos ter paciência sabendo que a obra que Deus tem em nossa vida é perfeita. Deus não exige de nós aquilo que não esteja a nosso alcance. Se nos encontramos com problemas precisamos entender que Deus está no controle de todas as coisas. 


... porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. (Fp 2:13) 


Nós temos todo o direito de fazer planos, porém precisamos saber que a palavra final é de Deus: 


Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor a resposta da língua. (Pv 16:1) 


 Por mais que o homem planeje, arquitete e faça planos, está nas mãos do Todo-Poderoso o governo de sua vida: 


O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos. (Pv 16:9) 


Quando agimos assim aprendemos de Deus, vivemos no centro de Sua Vontade e sob sua direção. Por maiores que pareçam as dificuldades, Deus sempre terá para nós uma solução a apresentar.



De nosso livro: O segredo do sucesso - Dez principios biblicos para alcançá-lo


Todos os direitos reservados - Lei nº 9.610 de 19/02/1998 - Reproduções dos textos somente com devida autorização do autor.
Twitter: @prwaldex

0 comentários: