web 2.0

Deus está no controle de todas as coisas


Fp 2.12, 13 - De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. 

Um dos maiores problemas que tem afetado a vida espiritual de servos de Deus de todas as épocas, de todos os tempos sempre foi e será as dúvidas e incertezas que surgem durante a caminhada para a Canaã celestial.

Infelizmente muitos irmãos sofrem com isso, vivendo angustiados, tristes e desanimados, a ponto de, muitas das vezes, abandonarem a Cristo e as promessas que Deus contidas nas Escrituras Sagradas. Justamente por isso, a maior preocupação de Deus quando da inspiração a seus servos para formação das Sagradas Escrituras era fortalecer e encorajar seus filhos para que jamais deixem Seus caminhos e entrem pelo caminho da perdição. Também justamente por isso, Deus levantou homens como o apostolo Paulo para mostrar que Ele está sempre no controle de todas as coisas. Isso implica em dizer que, muitas pessoas sofrem, vivem vidas espirituais medíocres, vazias e mesquinhas por não entenderem e não compreenderem que Deus está no controle de todas as coisas.



Toda a bíblia enfatiza terminantemente que Deus sempre esteve e sempre estará no controle do universo que Ele criou. O salmista, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, fala sobre isso quando cita:

Sl 95.4 - Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. 

Apesar de sempre ressaltar a soberania e o total controle de Deus sobre o universo, em hipótese alguma a bíblia afirma ou enfatiza que essa maravilhosa graça de Deus seja irresistível. Muito ao contrário disso, o apóstolo Paulo comenta no verso em apreço que nós próprios devemos “operar a nossa salvação com temor e tremor”, ou seja, nós próprios devemos nos esforçar para termos uma vida santa e agradável a Deus, uma vez que nossa salvação já está garantida por Cristo que deu sua vida na cruz do calvário por cada um de nós. Se nós devemos nos esforçar em ter uma vida santa, isso quer dizer que existe a possibilidade de que o cristão possa resistir ao controle de Deus. Se assim não fosse, de forma alguma a Palavra de Deus abriria a possibilidade de apostasia, ou seja, possibilidade de que o homem se afaste de Deus. Esse é o maior desejo do inimigo do povo de Deus. Ele quer de todas as formas afastar o homem da presença do Todo Poderoso. A bíblia diz:

Ef 6.16 - tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

Satanás procura de todas as formas por em pratica seus planos para destruir o povo de Deus, no entanto, ele jamais conseguirá tocar em um indivíduo comprado e remido no sangue de Cristo justamente porque Deus está no controle de todas as coisas.

Jo 5.18 - Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca.

Pr. Waldex Silva
De nosso livro: Reflexões teológicas da atualidade  
Todos os direitos reservados - Lei nº 9.610 de 19/02/1998
Reproduções dos textos 
somente com devida autorização do autor.

1 comentários:

FRANCISCO DE SOUZA disse...

PASTOR A PAZ DE CRISTO.MUITO BOM O COMENTÁRIO À RESPEITO DO ASSUNTO.QUE DEUS O DÊ A GRAÇA. UM GRANDE ABRAÇO. FRANCISCO DE SOUZA. MAIL dinofso@hotmail.com