web 2.0

Foi Samuel que apareceu em En-Dor?


Em respostas a alguns estudos equivocados que temos visto, assim como a alguns questionamentos a respeito do assunto, queremos deixar alguns esclarecimentos neste texto, segundo o entendimento que temos alcançado pela misericórdia de Deus. Não pretendemos de forma alguma nos considerar detentores da verdade, muito pelo contrário, prezamos apenas pela analise correta das Escrituras combatendo qualquer ensino errôneo e distorcido da Palavra de Deus.

Vejamos algumas considerações sobre a questão Foi Samuel que apareceu em En-Dor”?


Em momento algum vemos a adivinhadora afirmar que é Samuel que apareceu naquela consulta, muito ao contrario, afirma ela que "vem subindo um homem ancião". Assim fica claro que ela não viu a Samuel.

A bíblia afirma que Saul entendeu que era Samuel aquele homem descrito pela pitonisa e não que "era realmente Samuel". Isso indica aqui uma manifestação subjetiva.

I Cr 10:13-14 afirma que Saul morreu “por causa da sua infidelidade para com o Senhor, porque não havia guardado a palavra do Senhor; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar.” Diante desse esclarecimento como poderia Saul ter morrido em juízo por algo que Deus, supostamente lhe havia aprovado?

Outro fato importante é que nenhuma característica descrita pela pitonisa é suficiente para comprovar que era Samuel presente naquele local.

Quando nos deparamos com o verso 19 temos ainda outra evidencia que deixa claro que não era Samuel em En-dor quem falou com Saul:

"E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus. Amanhã tu e teus filhos estareis comigo, e o Senhor entregará o arraial de Israel na mão dos filisteus."

O único acerto nesta previsão foi que Saul perderia a guerra, visto que, de seus filhos apenas três e não seis os que morreram na batalha, a saber, Jônatas, Abinadabe e Malquisua. Ainda, Saul cometeu suicídio (I Sm 31.4-5) e não caiu em mãos dos filisteus como previsto pelo tal homem que sem dúvida não era Samuel. Justamente pelo fato de Saul ter se suicidado e Samuel ser um servo do altissimo, nunca poderia ele ir para o mesmo lugar que Samuel, como também foi previsto.

Supondo que fosse Samuel que falasse todas essas mentiras, como ficaria a Palavra do Senhor conforme vemos em Nm 23:19?

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?

Há ainda quem afirme que foi o próprio escritor quem identificou aquele ser como sendo o profeta Samuel, o que evidentemente é absurdo. Se assim  fosse, como poderia alguém que não esteve presente a consulta com a pitonisa afirmar que era Samuel que ali estava? Conforme as Escrituras estava presente naquele momento somente Saul com uma mente completamente deturpada e seus servos que eram estrangeiros e cheios de crendices (I Sm 28:7-8; 21:7). Ainda que queiram supor que foram os servos de Saul que escreveram o livro de Samuel, o que é completamente absurdo, tal afirmativa estaria comprometendo completamente as Escrituras, e sabemos isso é impossível. Dizer que era Samuel neste texto é um grande pretexto para pratica do espiritismo e consulta aos mortos. 

Pode–se também afirmar que a tal aparição não sendo de Samuel poderia ser um anjo bom ou até mesmo o próprio Deus, o que sem dúvida seria uma afirmação incoerente, pois, a própria pitonisa diz:

Veja deuses que sobem da terra. (v. 13).

Também se assim o fosse, teria Nosso Deus Todo Poderoso parte com supostos “deuses que sobem da terra?” Muito pelo contrário, vemos em Ap 9:2-11 que tais seres são anjos caídos reservados para o juízo os quais serão soltos com grandes poderes para causar dor e grande sofrimento durante a grande tribulação.

II Pe 2:4 Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo...

Consideremos ainda que as Sagradas Escrituras em hipótese alguma traria texto algum que levasse qualquer pessoa a pratica de ocultismo. Muito pelo contrario, as Escrituras alertam e aconselham severamente quanto a adivinhação, feitiçaria e consulta a mortos:

Lv 19:31 - Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.

Is 8:19 Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos?

Sl 88:11-12 Mostrarás, tu, maravilhas aos mortos, ou os mortos se levantarão e te louvarão? Serão conhecidas nas trevas as tuas maravilhas, e a tua justiça na terra do esquecimento?

Jó 7:9 Tal como a nuvem se desfaz e some, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.

Por tudo que citamos acima podemos afirmar com plena convicção, não foi Samuel que apareceu em En-Dor.


Pr. Waldex Silva
De nosso livro: Reflexões teológicas da atualidade  
Todos os direitos reservados - Lei nº 9.610 de 19/02/1998
Reproduções dos textos 
somente com devida autorização do autor.

1 comentários:

Anônimo disse...

shalom!
Pr Wandex,que Deus abênçoe o amado Pr por esclarecer esta passagem que trás a muitos o engano do espiritismo e ocultismo, que a Graça do Nosso e Deus e Pai do Nosso Senhor Jesus Cristo seja sobre o irmão.