web 2.0

O que é a serpente?


Segundo se sabe serpente é uma tradução do hebraico "cha nachash." Não há nada no Gênesis, ou no seu contexto imediato, que sugere que nachash era outra coisa que não uma cobra.

Em qualquer versão que se consulte nenhuma delas chama nachash de Diabo: elas todas usam "serpente" ou "cobra." Em todos os outros lugares nas escrituras hebraicas onde nachash aparece e ela sempre é narrada como "serpente" ou "cobra", um animal que "morde os calcanhares dos cavalos", que move "sobre a rocha", que come poeira e se move "para fora de suas tocas como minhocas da terra."


Freqüentemente Nachash é poéticamente comparado a "víbora" em versos tais como: "seja como serpente no caminho, como víbora no atalho, que morde os calcanhares do cavalo e faz cair para trás o cavaleiro." (Gen 49:17), "O veneno deles é como o veneno da serpente: são como a víbora surda que deixou-a surda." (Salmos 58:4), "Afiaram as suas línguas como uma serpente, o veneno da víbora está nos lábios deles" (Salmos 140:3), "Acaba mordendo como serpente e picando como víbora." (Provérbios 23:32)

Entendemos assim Nachash de Gênesis 3 é uma criatura que:
1) espera-se interagir com os seres humanos constantemente e
2) rasteja sob sua barriga.

Ouve-se muito falar que a serpente era um ser sobrenatural, a encarnação do diabo que enganou Adão e Eva, no entanto, o relato de Génesis é claro quando afirma ser a serpente um simples animal do campo que Deus havia criado. As Escrituras afirmam que a serpente era mais astuta que todos os outros animais (Génesis 3:1)

Então, o nachash aqui não é uma aparentemente criatura sobrenatural como muitos pensam, mas sim uma criatura que deveríamos ser capazes de reconhecer como um animal normal de acordo com o autor. Uma serpente é compatível com essa descrição de nachash e uma serpente é, no nosso senso comum, um animal normal. A mesma palavra hebraica é usada para uma criatura que "pica" pessoas em Números 21:5


Pr. Waldex Silva
De nosso livro: Reflexões teológicas da atualidade  
Todos os direitos reservados - Lei nº 9.610 de 19/02/1998
Reproduções dos textos 
somente com devida autorização do autor.

7 comentários:

Eriston disse...

A paz do Senhor pastor.

Pela curiosidade, por gostar de aprender e, por isto, uma pergunta:
Pelo texto aqui descrito, entende-se que a serpente (Gn 3.) é uma serpente comum, é isto? O senhor mencionou que a mesma
1) espera-se interagir com os seres humanos constantemente e (Como se explica a interação com Eva provocando a curiosidade e o engano, a serpente não estava, entre aspas, "possuída" pelo Diabo)?
2) rasteja sob sua barriga (Só começou a rastejar depois da conseqüência do engano quando recebeu a maldição por Deus).

Gostaria se possível, conversar mais interativamente contigo, por exemplo, MSN ou outro.
Gostei muito de conversar contigo devido, a ser entre poucos, que respondem contatos de alguém que ainda nem conhece.
Fico muito grato por isto.

No aguardo,

PR. WALDEX SILVA disse...

A paz do Senhor meu prezado irmão
Sim era uma serpente comum, mas, não foi o único animal a falar constatado pelas Escrituras. No caso do Éden entende-se sim que ela foi possuída por satanás, visto que, elas não podiam falar por não ter cordas vocais, serem surdas e terem línguas bifurcadas. assim como a mula foi usado por Deus, sem duvida satanás usou como instrumento a mais astuta de todas as alimárias do campo. Essa mesma que teve sua estrutura corporal alterada que, como voce mesmo concorda, começou a rastejar depois da conseqüência do engano quando recebeu a maldição por Deus.
Fique a vontade para interagir comigo. Sempre que possível, quando puder, pois, as vezes estou em viagem, estarei lhe respondendo de prontidão.
Um forte abraço
Pr. Waldex

J. B. Gregório Jr. disse...

APESAR DE TER SIDO UMA SIMPLES SERPENTE, A PROFECIA QUE DA SEMENTE DA MULHER NASCERIA UM QUE LHE ESMAGARIA A CABEÇA, NÃO SE REFERE ÀQUELE ANIMAL NEM À SUA ESPÉCIE, MAS AO OPOSITOR DESTE QUE SERIA A SEMENTE DA MULHER (JESUS);

PODEMOS ATÉ PENSAR QUE A SERPENTE FORA O PRIMEIRO SER CRIADO A SER POSSUÍDO PELO INIMIGO, E QUE AO REFERIR-SE À SERPENTE, O ETERNO TAMBÉM SE REFERIA À SATANÁS, SENÃO, NÃO HAVIA MOTIVOS PARA A DADA PROFECIA.

PR. WALDEX SILVA disse...

Sim prezado, sem duvida.
Da mesma forma de Pedro quando Jesus o repreendeu Mt 16:13.
Abçs

DARC_AGUIAR@HOTMAIL.COM disse...

Que bença PR WALDEX,ESSAS MSG QUE ENVIA ME É UMA ESTRUTIVA ,POIS AINDA SOU LEIGA NA BIBLIA.TENHO ADQUIRIDO MUITO CONHECIMENTO ATRAVES DE SUAS MSG.
QUE JESUS CONTINUE ABENÇOANDO SEU MINISTERIO CADA DIA MAIS.
DEUS SEJA CONTIGO.GRAÇA E PAZ!
ABRAÇOS!

Demétrius A . Silva disse...

A paz do Senhor pastor.
Parabéns pelo blog. Já não sou visitante, me tornei seguidor.
A ciência relata que as serpentes possuiam pequenos membros locomotores, comprovando a palavra de Deus (sobre o teu ventre rastejarás).
Deus lhe abençoe.
Abrçs.
Demétrius A. Silva
http://ciencia-religiao.blogspot.com/

chrislepel disse...

O que simboliza a serpente? Vamos analisar a verdadeira identidade da serpente.
A serpente era capaz de falar com as pessoas. Ela causou a Queda do homem que também é um ser espiritual. Além disso, a serpente conhecia a vontade de Deus que proibia estritamente os seres humanos de comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Isto é uma forte evidência de que a serpente simboliza um ser espiritual. Está escrito:

“E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que por uns é chamada de Diabo e por outros, de Satanás, que engana a todos; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele”. (Ap 12:9)

http://chrislepel-teologia.blogspot.com/2010_06_01_archive.html