web 2.0

Lealdade, sinônimo de probidade

“Mais vale o pouco com justiça, que muitos lucros sem probidade.” (Pv 16:8)[1]
A lealdade é o respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade, sendo esta segunda, por sua vez, uma qualidade encontrada em homens íntegros e retos. Um exemplo disso foi Ester que nos deixou um grande exemplo de lealdade ao Senhor, fato esse narrado por Joseph Comblin[2] em seu Comentário Bíblico:
A oração de Ester é um lamento tradicional contra o paganismo e uma confissão de probidade. A interpretação grega, que faz de Ester uma espécie de salvadora do seu povo, descreve-as mais piedosamente do que os incidentes da historia comprovam. [...] Esta é a única adição grega à narrativa em si. Muda claramente o sucesso de Ester de sua beleza e astucia para a iniciativa de Deus, que faz todas as coisas acontecer com exatidão.

A lealdade é sinônimo de probidade, e em suma, é um dos pilares que sustentam o real valor do homem. Um cristão exemplar é uma pessoa que é leal ao Senhor e a seu próximo.
            Nosso Deus é um Deus de princípios, e esses devem por nós serem seguidos e passados para nossos filhos de geração em geração. 
“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.” (Dt 6.6-7).
É muito difícil a atual sociedade em que vivemos, onde os valores se encontram invertidos, falarmos de princípios morais justamente pelo fato de que, infelizmente, a verdade é algo relativo. Porém, a um pequeno remanescente que verdadeiramente teme ao Senhor, Deus tem levantado lideres leais, homens justos e probos para proclamar a Sua Palavra.
“Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós. Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo, Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.” (Tt 2:7-10)

“Lealdade não exige acordos explícitos, mas uma consciência plena de probidade nos compromissos assumidos.”[3]



[1]Bíblia mensagem de Deus, pg. 670
[2]Joseph Comblin, Comentário Bíblico, pg. 291, Edições Loyola


[3]Waldex Silva, Frases de Pensador Uol: https://pensador.uol.com.br/colecao/prwaldex/


De nosso livro:
Obreiro aprovado: A excelência do ministério
Todos os direitos reservados - Lei nº 9.610 de 19/02/1998 - Reproduções dos textos somente com devida autorização do autor.
Facebook: http://www.facebook.com/prwaldex
Twitter: @prwaldex

0 comentários: