web 2.0

Deboche, uma característica dos soberbos

“O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua. (Pv 11:12)”
Segundo o Dicionário Online de Português debochar é sinônimo de: mangar, troçar, zombar, flautear. É zombar explícita e veementemente. É mesmo que escarnecer. É uma característica dos soberbos. (Sl 123:4)
Deus não aceita nem que assentemos com zombadores e escarnecedores, quando mais se agirmos como tais. 
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Sl 1:1)
A atitude de zombar e escarnecer dos outros é típica de pessoas inseguras e carentes que precisam de atenção. Para que possam se sentir superiores, usam desses artifícios para menosprezar os outros com intuito aparecer. Desses as Escrituras afirma que não tem juízo:
“O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua”. (Pv 11:12)
Atitudes como essas comprovam um caráter retrógrado, faltoso de juízo, mentes e corações distantes do Criador.
"Já que esse povo diz que é meu mas não Me obedece, já que o coração dessa gente está longe de Mim, já que a sua religião não passa de um monte de leis feitas por homens, que aprenderam de tanto repetir." (Is 29.13)
A falta de entendimento tem cegado muitos que, nos dias atuais, sem juízo acabam agindo ainda pior que os ímpios. 
“Afaste-se das pessoas sem juízo porque gente assim não tem nada para ensinar”. (Pv 14.70
Por mais que uma pessoa possa ter boas qualidades, se seu caráter tende a escarnecer e debochar dos outros torna-se esse uma péssima companhia para qualquer servo de Deus. Esses são difíceis de aceitar qualquer tipo de censura (Pv 13:1) e não usam de misericórdia com o próximo e nem com aqueles que os repreendem. (Pv 9:7, 8; 15:12)
Pedro em sua primeira epístola escreve aos cristãos, exortando-os a não reagir ou retaliar por causa de deboche e escárnio, visto que Cristo foi nosso perfeito exemplo:
"O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente..." (I Pd 2:23)
Justamente por isso, um cristão manso que tem a mente de Cristo suporta essas coisas e não se coloca no mesmo nível dos debochadores.
As Escrituras nos revelam que os zombadores e debochadores são alguns dos sinais que marcam os “últimos dias”, procedendo segundo os seus próprios desejos.
“Todavia, amados, lembrem-se do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo. Eles diziam a vocês: "Nos últimos tempos haverá zombadores que seguirão os seus próprios desejos  ímpios". Estes são os que causam divisões entre vocês, os quais seguem a tendência da sua própria alma e não têm o Espírito.” (Jd 1:17-19)
Ao contrario de se associar com os tais, melhor é se distanciar, visto que, muito mais bem aventurados são aqueles que se negam a se assentarem com eles. (Sl 1:1; Pv 22:10)
De nosso livro:
Obreiro aprovado: A excelência do ministério
Todos os direitos reservados - Lei nº 9.610 de 19/02/1998 - Reproduções dos textos somente com devida autorização do autor.
Facebook: http://www.facebook.com/prwaldex
Twitter: @prwaldex

0 comentários: